Desde 2001, um website dedicado à divulgação dos Escritos teológicos de Emanuel Swedenborg (1688-1772).
Literatura Estudo Bíblico Links Biografia de Swedenborg Contatos
Sermões Downloads Tópicos Swedenborg website  

Estudo Bíblico "A Escritura Santa" - Parte 5.2 - O Livro Selado
 PÁGINA PRINCIPAL | PÁGINA ANTERIOR | PRÓXIMA PÁGINA

...,,
Parte 5 - O Sentido Espiritual da Palavra

Capítulo 77- A Bíblia: O Livro Selado com Sete Selos 

77. "...Um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos..."

77.1- Será possível compreender a Bíblia? Haverá quem possa interpretar corretamente o Antigo ou mesmo o Novo Testamento? Haverá alguém capaz de revelar o que se encerra nesses livros? Sim, hoje há. Mas não havia quando foram escritos, a eles se referindo João, no Apocalipse, como sendo o livro selado com sete selos:

"E vi na dextra do que estava assentado sobre o trono, um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. E disse-me um dos anciãos: Não chores: eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos" (Apocalipse 5:1-5).

77.2- A muitas pessoas parecerá fantástica a afirmação de que as passagens da Bíblia - ou da Palavra, como a denominamos - contêm significações secretas ou escondidas. Outros nem compreenderão tal afirmação, como ocorreu com muitos dos discípulos do Senhor, quando Ele declarou que era o Pão da vida:

"Muitos, pois, dos Seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?" (João 6:60).

77.3- Pode parecer difícil crer que o Antigo e o Novo Testamentos sejam a própria Palavra de Deus; pode parecer difícil crer na concepção de uma virgem e na ressurreição; podem os milagres do Senhor constituir pedra de tropeço para muitas pessoas. Admitamos, entretanto, para raciocinar, que a Bíblia não seja a Palavra de Deus e que Jesus Cristo não seja o próprio Deus que baixou à terra. A que fica Deus reduzido e a que se reduzem as coisas criadas? Deus se torna um ser desconhecido, invisível, de quem nada saberemos e a quem, portanto, não poderemos amar. E o que será o mundo? Nada mais que um palco, onde os homens - simples autômatos manejados pelo acaso - desempenharão uma farsa sem qualquer objetivo.

77.4- A religião nos ensina que o homem é um ser livre, dotado de livre arbítrio. Nessas condições, poderá o leitor aceitar ou não a Bíblia como sendo a Palavra de Deus; poderá você acreditar ou não na Divindade de Jesus Cristo. Se responder afirmativamente, inevitavelmente lhe ocorrerão as seguintes perguntas:

"Deu-nos o Senhor aquele Espírito de verdade que nos guiará a toda a verdade? Falou-nos o Senhor abertamente acerca do Pai? O Leão da tribo de Judá abriu o livro e desatou os seus sete selos? Se tudo isso foi feito, onde e como foi realizado?"

77.5- A resposta é a seguinte: Como todas as revelações de Deus, esta nos foi dada por escrito e por intermédio de um homem que Ele encheu com Seu Espírito. Dessa maneira, como sempre ocorreu no passado, o Senhor revelou, de acordo com a Sua promessa, as coisas que hão de vir.

77.6- Depois disso, certamente o leitor fará outra pergunta: "Mas por intermédio de quem foi dada essa revelação?" É o que responderemos em seguida.

***********************

.

 

Se desejar, você pode nos enviar suas perguntas ou comentários por carta ou e-mail

 Continua > > 

 PÁGINA PRINCIPAL | PÁGINA ANTERIOR | PRÓXIMA PÁGINA

Atualização: Outubro, 2013 - doutrinascelestes@gmail.com